9.1.05

Festas e Romarias

Vamos todos em romagem,
Nossas ofertas levar,
E perante a tua imagem,
S. Gonçalinho adorar.
Ele é nosso padroeiro,
Bem merece devoções,
O santo mais milagreiro,
De tão nobres tradições.

Neste dia de festança,
Pra ti vai nosso carinho,
Hás-de ir connosco na dança,
Ó rico S. Gonçalinho.
Hás-de saltar a fogueira,
À noite no arraial,
Dançar com velhas gaiteiras,
Uma dança divinal.

Ó santo casamenteiro,
Casai as feias e as velhas,
Nosso santo rapioqueiro,
Não te esqueças das donzelas.
Faz o nosso casamento,
Rico santo tão formoso,
Terás festas e espavento,
E um presente primoroso.


Já atirei as minhas cavacas. Agora fica só a homenagem. E um beijo muito grande para quem, este ano, não pode estar presente.


ps- atirei uma para ti, x***. como estás muito longe, tive de atirar com muita força ;)
quando chegar avisa!

9 Comments:

Blogger mfc said...

Há umas quadras giras de S. Gonçalo de Amarante, não há??

12:54 PM  
Blogger nibs said...

eu já tentei comer disso, n já? era horrível, n era?

4:16 PM  
Anonymous Anonymous said...

lairairairairairairairailairairai...Ainda nao chegou nada, mas eu continuo a espera com a minha testa preparada. As velhas e bebadas gaiteiras- ah! Beira-mar, beira-mar, beira-mar! :)

manga

4:56 AM  
Blogger so said...

he he péssima escolha, ir à segunda de manhã! é o dia das escolas! logo à tarde, lá pras 6h, 6:30h, é a entrega do ramo, que é mt giro! A velhada fica toda enlouquecida e sai a dançar atrás da banda pelas ruas da beira-mar. é de loucos! :D
tenho mt pena de este ano ñ poder ir... :(

7:16 AM  
Blogger NrowS said...

mfc: há! Muito engraçadas.
Ora deixa ver: (aham!)

S. Gonçalo de Amarante,
Que estais virado para a vila,
Virai-vos pra este lado,
Pra vos dar sol... e o Benfica? Não jogou nadinha, pois não?

10:04 PM  
Blogger so said...

há uma mais gira!:

ó meu rico s. gonçalinho
casai-me que bem podeis
que eu ja tenho teias de aranhe
naquilo que vós sabeis.

juro que estava só a citar ;)

1:27 AM  
Blogger K@ said...

Peço desculpa se não for esta a "onda" do teu post, mas ao lê-lo, ocorreu-me logo uma letra genial do Carlos Tê, para um tema do Rui Veloso, que "reza" assim...

"Valsinha Das Medalhas"

Já chegou o dez de junho
O dia da minha raça
Tocam cornetas na rua
Brilham medalhas na praça

Rolam já as merendas
No toalha da parada
Para depois das comendas
E ordens de torre-e-espada

Na tribuna do galarim
Entre veludo e cetim
Toca a banda da marinha
E o povo canta a valsinha

Povo: Encosta o teu peito ao meu
Sente a comoção e chora
Ergue um olhar para o céu
Que a gente não se vai embora

Povo: Quem és tu donde vens
Conta-nos lá os teus feitos
Que eu nunca vi pátria assim
Pequena e com tantos peitos

Já chegou o dez de junho
Há cerimónia na praça
Há colças nos varandins
É a guarda que passa

Desfilam entre grinaldas
Velhos heróis de alfinete
Trazem debaixo das fraldas
Mais índias de gabinete

Na tribuna do galarim
Entre veludo e cetim
Toca a banda da marinha
E o povo canta a valsinha

Povo: Encosta o teu peito ao meu
Sente a comoção e chora
Ergue um olhar para o céu
Que a gente não se vai embora

Povo: Quem és tu donde vens
Conta-nos lá os teus feitos
Que eu nunca vi pátria assim
Pequena e com tantos peitos

= = = = = = =

Há poucas coisas com mais graça na nossa música...
...digo eu!...

Boas "romarias" a todos!

: )

K@

3:04 AM  
Blogger so said...

essa ñ conhecia, e olha que eu sou fã. Mas está muito gira, gostei sobretudo do refrão :)

4:41 AM  
Blogger K@ said...

Com a música (ao vivo) ainda é MUITO melhor.

É uma excelente malha pra se cantar com os copos... acredita em mim...

Procua isso bem que vais gostar, tenho a certeza.

;-)

K@

6:33 AM  

Post a Comment

<< Home